É fundamental que tenha em mente, como microempreendedor, que terá responsabilidades e deveres, como impostos, qualidade, fidelização, e muitas outras coisas, mas também direitos. Ter as rédeas do seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas sempre vem a pergunta: como começar?
Estude seu mercado
Digamos que você faz (ou deseja fazer) doces para festas. É preciso entender várias coisas nesse universo, e para isso pegue um caderno e comece a fazer uma listinha do que acha importante como CONSUMIDOR – você precisa entender seu público alvo para ter sucesso.
Seus doces são mais comuns, como brigadeiros e beijinhos, ou são do tipo gourmet, como brigadeiros de pistache? Qual o mercado para cada tipo de doce (comum ou gourmet)? Qual a sua concorrência nesse mercado? Qual a apresentação e a qualidade dos seus doces frente à sua concorrência? E, não menos importante, se já tem clientes informais, eles são fidelizados e voltam a comprar de você por falta de opção onde reside ou pela sua qualidade? Você tem um leque de opções variado, ou pretende se especializar em um único produto “vencedor”?
Essas são algumas perguntas iniciais básicas que você precisa listar – e outras vão aparecer, por isso não tenha pressa em listar tudo. Um bom planejamento pode encurtar o caminho para o sucesso e gerar retornos mais rápidos. E se durante o andar da carruagem outras questões ou problemas aparecerem, tudo bem! Faz parte de um processo chamado de MELHORIA CONTÍNUA, no qual você PLANEJA seu negócio, EXECUTA o que planejou, VERIFICA os resultados e AJUSTA o que tem que ser arrumado.
Isso se repete continuamente, e deve fazer parte do seu dia a dia em qualquer atividade para reduzir os custos, aprimorar a qualidade, criar diferenciais que atraiam os clientes, e gerar lucro e prosperidade. O mercado em que irá atuar tem concorrentes, e jamais se esqueça disso. Sua concorrência pode ser uma escola imprescindível para aprimorar tanto a qualidade dos seus produtos e serviços, quanto seus processos de gestão, e um bom processo de melhoria contínua pode fazer toda a diferença.
Tenha um contador
Quando se é um empreendedor de qualquer tamanho, é preciso ter um contador ou um escritório contábil para fazer aquelas tarefas fiscais enfadonhas, cheias de regras, que confundem muitas pessoas. Sair da informalidade e ser um microempreendedor, por exemplo, significa que você irá pagar impostos. Se tiver um ajudante, também terá encargos trabalhistas além do salário. Uma alternativa barata é ter um escritório on line de contabilidade, que vai facilitar muito a escrituração fiscal, controle de notas fiscais, e tudo mais relacionado ao assunto. Vale a pena pagar por isso para não ter dores de cabeça no futuro.